Dicas para deixar o seu WordPress muito mais rápido!

Por el 3 de janeiro de 2012 | 6:53 pm

Quem opta pela plataforma WordPress para seus projetos, costuma fazer a escolha, tanto pela facilidade de uso, quanto pelos recursos como plugins e widgets que a mesma oferece. Porém, muitos blogueiros e webmasters, acabam tomando atitudes, que terminam por prejudicar a performance do site como um todo. Inundam o site com propagandas excessivas, banners, etc.

Como a velocidade de carregamento do site é uma métrica que é bastante levada em conta pelo Google, é importante prestar atenção a isso, afinal, conforme o Paulo já abordou aqui em vários posts, as visitas do Google e dos buscadores são de extrema importância. Se você está em dúvida sobre o tempo atual de carregamento do seu site, pode fazer o teste do Pingdom por exemplo, e ver se ele está melhorando a medida que aplica nossas dicas abaixo. Vamos dar a conhecer aqui então, algumas coisas que você pode fazer que com certeza vão deixar seu site ou blog mais rápido:

1. PLUGINS

Apesar de já exaustivamente falado por aqui, é sempre bom relembrar: evite a instalação demasiada de plugins. Verifique se não existe um código com a mesma função de determinado plugin. No artigo 10 novos snippets para o seu WordPress, o Paulo cita vários snipets interessantes que podem ser utilizados, evitando a instalação desnecessária de plugins.

2. BANNERS DE AFILIADOS

É obvio que seu projeto precisa se rentabilizar, porém, para você ganhar dinheiro, por vezes menos é mais. Por vezes poucos banners de programas de afiliados, podem deixar a atenção do usuário mais focada e a conversão maior, do que uma infinidade de banners bagunçando e deixando lento o seu site. Os anúncios do Adsense, por exemplo, as vezes vale mais a pena, monetariamente falando, colocar 1 ou 2 banners, do que usar todos os links e banners disponíveis.

3. EXCESSO DE WIDGETS E SELOS

Parcerias são importantes, e devem ser feitas com certeza, mas sempre tente medir, se a parceria está trazendo frutos, ou se você está apenas entulhando seu site com banners dos outros. Não caia nessa conversa de que você deve colocar um banner de um site e que o mesmo irá medir pelo analytics e colocar seu banner meses depois, talvez quem sabe. Parceria é uma via de mão dupla. Aliás, procure hospedar as imagens desses banners em seu próprio servidor, pois as chamadas de vários banners acabam deixando o site mais lento ainda para abrir.

4. OTIMIZAR CÓDIGO

Se você não possui conhecimento, é importante sempre pedir a alguém que entende, um programador ou desenvolvedor, para que dê uma verificada em seu código, para evitar chamadas incorretas e consultas desnecessárias. Acredite, é um investimento que vale a pena! Muitos temas prontos gratuitos, escondem links e códigos externos que podem acabar lhe prejudicando. Caso você não seja um expert, existem alguns truques que até mesmo um leigo pode utilizar.

5. VERSÃO DO WORDPRESS

É importante manter seu wordpress sempre atualizado, não pense que isso “é perda de tempo”, pois as novas versões sempre corrigem bugs e tentam otimizar seu desempenho. Evite versões beta, baixe somente quando for anunciado que a versão já está finalizada e pronta para download pela comunidade.Somente tenha atenção em verificar se seus plugins e tema, são compatíveis com a nova versão.

CONCLUSÃO

É importante manter sempre seu site otimizado, não só na questão do google como citei, mas também por que seu usuário com certeza prefere navegar em um site de rápido carregamento, ou você leitor(a) quando está navegando, gosta de ficar esperando um site abrir por mais de 15 segundos? Pois é, seu visitante também não.

Fonte: escolawp.com

Temas:


Ajuda WordPress © 2009-2017 Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio