Como usar Licenciamento de conteudo em um blog ou site

Alyen

Uma das questões que preocupa alguns bloqueiros e a questão da copia de conteudo muitas vezes quem copia nem sempre deseja prejudicar o trabalho e sim complementar e ou gostou do conteudo e deseja colocar uma referencia sobre o mesmo, mas como informar o que pode ser feito e deixar tudo as claras e caso deseje compartilhar meu texto e minha opiniao e sim os textos devem ser compartilhados e o que esta na internet presupoe-se de dominio publico para leitura.

Primeiro vamos entender o que e um licenciamento:

Licenciemento e um documento/termo utilizado para informar o que pode ser feito com uma obra, produto e demais, e muito comun se lembrar do licenciamento quando falamos em produtos piratas mas quando se fala de textos em blogs como termos nosso proprio licenciamento ?

O termo licença comercial é normalmente associado a contratos de licenciamento de uso de software. Os softwares chamados comerciais são aqueles pelos quais o usuário paga uma taxa de licenciamento para poder utilizar.

É importante observar que, de acordo com o modelo de licenciamento de software comercial, o que o usuário adquire quando paga pelo software é o direito de utilizá-lo segundo as regras definidas por seu contrato de licenciamento de uso. Uma analogia pode ser feita com livros: quando se compra um livro está se adquirindo a mídia impressa, mas o direito autoral do conteúdo é do autor ou da editora.

As duas restrições mais comuns nas licenças comerciais são:

* O direito de redistribuição, por exemplo, realizar uma cópia dele e repassá-la para outro usuário. A cópia de softwares em desacordo com sua licença comercial é considerada uma cópia ilegal e esta prática é conhecida pelo termo pirataria.

* O direito de alterar o funcionamento do software, adaptando-o para um fim específico. Como o software comercial raramente é distribuído com seu código fonte, para alterá-lo seria necessário utilizar a prática da engenharia reversa, o que costuma ser terminantemente proibido por esse tipo de licença.

A Licença comercial define também, em muitos casos, os serviços que a empresa que vende o software disponibiliza para os usuários que adquirem seu direito de uso, tais como suporte, correção de erros de funcionamento, atualização periódica e acesso a documentação de uso e outros materiais – normalmente via Internet.

As contrapartidas dos softwares cujo uso é regido por licenças comerciais são os chamados freeware, cuja licença de utilização é gratuita, e os softwares livres, normalmente distribuídos com código fonte e que possuem uma licença de uso que permite explicitamente a sua cópia, modificação e redistribuição.

Segundo Wikipedia

Mas como Licenciar um texto que eu crio e ponho na internet onde milhares de pessoas podem ter acesso e se algum dia eu precisar me defender ou ter meu texto publicado em outro local sem altorização ou mesmo com outra pessoa assumindo a altoria, pensando nisso foi criado um modelo de Licenciamento reconhecido internacionalmente o Creative Commons ou simplesmente CC.

Creative Commons ?

Creative Commons é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional todos direitos reservados. Para esse fim, a organização criou diversas licenças, conhecidas como licenças Creative Commons.

A organização foi fundada em 2001 por Larry Lessig, Hal Abelson, e Eric Eldred[1] com apoio do Centro de Domínio Público. O primeiro conjunto de licenças copyright foram lançadas em dezembro de 2002.[2] Creative Commons é governado por um conselho de diretores e um conselho técnico. Joi Ito é atualmente o coordenador do conselho e CEO.[3] Creative Commons tem sido abraçada por muitos criadores de conteúdo, pois permite controle sobre a maneira como sua propriedade intelectual será compartilhada. Alguns criticam a ideia acusando-a de não ser suficientemente abrangente.

Para colocarmos em nossos blogs, obras e software um licencimento seguro aceito internacionalmente e que possamos ter a certeza que o licencimento e valido foi criado o Creative Commons. ( O Creative Commons Brasil é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais.)

Como usar Licenciamento de conteudo em um blog ou site

Para Criar a Licenciamento do seu blog e simples

1 – Entre no link

http://creativecommons.org/choose/?lang=pt

2 – Responda as perguntas basicas

3 – copia o codigo e cole.

Eu recomendo que voce crie uma pagina com o nome Licenciamento e ponha o codigo nessa pagina.

Mais sobre Creative Commons:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Creative_Commons

Temas

Um comentário sobre “Como usar Licenciamento de conteudo em um blog ou site”

  1. Pingback: Top de Comentadores em WordPress sem plugin? | Ajuda WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda WordPress © 2017 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por AlyenStudio

Send this to a friend