SEO para iniciantes – O básico

Alyen

Se você não sabe por onde começar o trabalho de SEO, há alguns passos por onde você pode se aventurar até entender melhor todo o sistema. Os pontos à seguir são muito superficiais e nenhum garante que seu site ficará …

Por Diego Eis

Se você não sabe por onde começar o trabalho de SEO, há alguns passos por onde você pode se aventurar até entender melhor todo o sistema. Os pontos à seguir são muito superficiais e nenhum garante que seu site ficará na primeira página. Mas a combinação de todos eles te garante uma base sólida para os pontos mais profundos do tratamento SEO.

Organizando as URLs

Coloque ordem na casa. Tenha um mapa do site com as URLs utilizadas em cada uma das páginas. Encontre as URLs antigas que mudaram e as que dão erro 404 (não encontrado). Mapeie todos esses endereços e utilize o .htaccess para colocar tudo em ordem novamente.
O Google tem o WebMaster Tools que pode te ajudar a descobrir quais URLs estão quebradas (404), quais o Robô do Google indexou e etc.

Pelo arquivo .htaccess, redirecione os endereços antigos e possíveis endereços que usuários costumam digitar errado para o endereço correto.
Prefira sempre URLs amigáveis. São fáceis de lembrar e o Google dá pontos para URLs com termos relevantes.

Essas são algumas ferramentas que podem lhe ajudar:

Estudo de palavras-chaves e termos importantes

Faça um estudo de palavras-chaves e termos importantes para o site. Para esse primeiro momento, você não precisa de um editor profissional para tratar do texto. Pergunte para usuários como eles chegaram até o site. Se chegaram por algum sistema de busca, pergunte pelo termo que ele utilizou. Selecione pessoas que não tem nada a ver com desenvolvimento e peça a elas para que façam uma busca no Google sobre o assunto que o site é relacionado. Essa é uma das melhores maneiras de saber quais as palavras mais importantes e que devem compor os textos do site.

Depois deste trabalho, você poderá espalhar as palavras-chaves títulos, parágrafos, em metatags, titles e  alts das imagens.
O Google tem um sistema chamado AdWord Keyword Tool. Ele foi feito para pessoas que tem campanhas no sistema de AdWords do Google possam encontrar palavras chaves mais relevantes e possam compor sua cartilha de anúncios. Mas o AdWord Keyword Tool pode ser usado para a escolha de palavras e termos relevantes para a composição dos textos do site. Neste sistema ele mostra a quantidade de buscas pela palavra e a popularidade da palavra entre os concorrentes.

Titles e Metatags

É importante que cada uma das páginas do site tenha um Title e Metatags Descriptions diferentes. Isso traz mais relevância às páginas e aumenta o alcance dos termos e palavras chaves. Tente fazer uma descrição e títulos relativos ao assunto abordado na página.

Se você não utiliza um CMS (muito aconselhável), tente fazer um gerenciamento de metatags com seu programador. É extremamente importante que você consiga facilmente modificar as metatags do seu site.

Textos e Títulos

O designer que criou o layout pode prever lugares para Títulos, sub-títulos e parágrafos. Essa forma é uma boa maneira para dar mais relevância aos termos mais importantes do site. Lembre-se de cuidar do código dos títulos e parágrafos com carinho. Não substitua a tag P por spans ou qualquer outra tag. A tag P indica para os sistemas que aquelo bloco é um texto, e faz parte de uma redação. Colocando qualquer outra tag para marcar parágrafos ou títulos, você não estará dando a importância necessárias para os sistemas de busca e faltará com acessibilidade, o que pode ser muito pior para o seu público.

Nunca repita demasiadamente níveis de títulos. Se você rechear seu código apenas com um tipo de título, por exemplo, H2. Você não estará dizendo ao buscador qual informação é mais importante. Ele entenderá que você está tentando dizer que todos os títulos tem a mesma importância, o que, obviamente, é mentira. Ele não conseguirá distinguir qual conteúdo é mais relevante e não pontuará bem seu site. Por isso, mescle os títulos. E classifique-os com as tags de acordo com a sua importância em relação ao texto.

Estas são apenas alguns passos simples que você mesmo pode controlar e monitorar. Como disse no começo, deixar tudo isso em ordem não quer dizer que você irá ficar em primeiro, seu concorrente pode ter feito isso antes de você e pode ter feito melhor. Por isso, há todo um trabalho que você precisa fazer para que os resultados sejam sempre mais efetivos e duradouros.

Via SEO para iniciantes – O básico

Temas

4 comments on “SEO para iniciantes – O básico”

  1. Tenho colocado a maioria dessas técnicas faz algumas semanas. Realmente contato que funcionam.

    Um exemplo disto é que para a palavra chave específica “como fazer divulgação gratuita” meu site aparece com vários links na primeira página.
    vlw!

  2. Tenho uma dúvida:

    O Google quando lê o WP, ele sempre classficada aquele site como um blog e não como um site? Isso interfere nos resultados de buscas?

    Como faço para que o Google leia o meu site em WP como site corporativo e não como blog?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda WordPress © 2017 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por AlyenStudio

Send this to a friend