10 Táticas Eficazes para Fazer Crescer Seu Blog WordPress 3x Mais Rápido

Alyen

Você escolheu o WordPress como plataforma para o seu blog. E você começou o seu blog. Mas como diabos você deve conseguir tráfego e construir um público?

Neste post, vou compartilhar um monte de táticas fáceis que você pode implementar para acelerar o crescimento do seu blog WordPress.

Pronto? Vamos fazer isto!

1. Escreva o conteúdo que o seu público quer ler

O conteúdo é o sangue vital de todo blog.

Acerte isso e resolva 50% da equação para o sucesso dos blogs.

Para publicar o conteúdo certo, você precisa saber o que seus leitores querem.

Então, como é que você descobre o que os seus leitores querem? Aqui está como:

Pergunte-lhes

É realmente assim tão simples.

Se você tem uma lista de e-mails, envie um e-mail rápido perguntando o que eles querem aprender. Ou crie uma pesquisa com uma ferramenta gratuita como o Typeform.

Use comunidades online.

Quer você esteja apenas começando, ou já esteja blogando há algum tempo – comunidades online são uma mina de ouro para idéias de conteúdo.

Reddit, Grupos do LinkedIn, Grupos do Facebook, etc. Todos eles são ótimos para isso.

Mas o Quora é especialmente útil neste caso porque tudo é escrito como uma pergunta direta. Procure o seu nicho e veja que perguntas as pessoas estão fazendo.

Alavancar as ferramentas de pesquisa por palavra-chave

As ferramentas de pesquisa de palavras-chave são ótimas porque dizem que tipo de palavras-chave as pessoas estão pesquisando no Google.

E, se você quiser aumentar o seu tráfego de uma forma sustentável – você vai precisar de SEO. É um grande negócio.

Existem ferramentas de pesquisa de palavras-chave gratuitas como AnswerThePublic, mas os melhores dados geralmente estão escondidos em ferramentas pagas. SEMrush é um grande exemplo.

Com a ferramenta SEMrush Topic Research, eu posso simplesmente digitar no meu nicho e obter um monte de idéias. A ferramenta encontra as palavras-chave relacionadas e as manchetes dos artigos que classificam.

Depois, ele produz um monte de idéias de tópicos de cauda longa:

wordpress seo optimizacion - 10 Táticas Eficazes para Fazer Crescer Seu Blog WordPress 3x Mais Rápido

Para mais ferramentas de pesquisa de palavras-chave, não deixe de conferir o artigo de David Hartshorne sobre ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

2. Manchetes que cortam o ruído

A web está cheia de dicas para ajudá-lo a escrever melhores manchetes, mas há uma abordagem que você pode usar para cortar instantaneamente o ruído.

A maioria das manchetes são escritas para serem o mais amplas possível. O pensamento por trás disso é que se você puder publicar conteúdo que atraia o maior número de pessoas possível, você terá mais tráfego.

Isto nem sempre funciona. E não é surpreendente – a web é um lugar barulhento.

Então, o que você pode fazer? Escrever para um público muito específico.

Quando alguém percorre o seu feed do Facebook, vai ler o que mais ressoa com eles. Em parte, isto se resume a como eles se identificam.

Aqui está um exemplo:

Se escrevesse um artigo sobre dicas de produtividade e o intitulasse algo como “10 dicas para te tornar mais produtivo”, poderia ter um pouco de tração, mas desvaneceria para o fundo como outro post que não é dirigido a ninguém específico.

Mas, se você focar o post em um público mais específico, o seu conteúdo será mais provável que se destaque para esses leitores.

Por exemplo, se o seu público consiste de freelancers, você o chamaria de algo como “The Freelancer’s Guide To Productivity”.

Tome este posto como exemplo. A web está cheia de dicas sobre sites em crescimento, geração de tráfego, etc. E em alguns aspectos, é o mesmo para o tráfego do blog.

Então, ao invés disso, eu o tornei mais específico e o escrevi especificamente para blogueiros que usam WordPress. Isso corta muito o campo!

Quer saber mais sobre esta abordagem? Confira o meu artigo sobre conteúdo dirigido por pessoas.

E se você se sentir preso quanto às manchetes a escolher, você pode dividi-las e testá-las para descobrir exatamente o que funciona. Um plugin como o Thrive Headline Optimizer torna este processo fácil.

3. Coloque os influenciadores no centro da sua estratégia de conteúdo

Qual é a maneira mais fácil de fazer crescer um público quando você não tem um de seus próprios sites? Coloque-se na frente do público de outra pessoa.

Este é o poder do marketing influente. Planear uma estratégia que lhe permite criar uma relação win-win com um influenciador.

Mas, este marketing influente não é apenas para marcas multimilionárias e Instagrammer’s com mais de 1 milhão de seguidores.

Dê uma olhada nos influenciadores do seu nicho. Talvez não os jogadores (ainda). Mas os influenciadores de nível médio. Os que têm um público de tamanho decente, mas que estariam mais abertos a colaborações.

Contacte-os e convide-os a contribuir com um orçamento para o seu conteúdo, ou a fornecer um feedback. Depois, envie-lhes o link assim que o conteúdo estiver ao vivo.

Não os incomode a compartilhar, mas gentilmente os empurre nessa direção dizendo algo como “Se você gosta de compartilhar o post, aqui estão alguns links rápidos de compartilhamento…” e depois inclua links diretos para seus posts no Twitter/Facebook, etc.

4. Obter as noções básicas de SEO no lock down.

Como mencionei anteriormente, você vai precisar de SEO se quiser fazer crescer o seu blog de uma forma sustentável.

Existem muitos plugins WordPress SEO no mercado que facilitam a obtenção do básico certo. Plugins gratuitos como All In One SEO e RankMath podem fazer o trabalho bem.

Isto inclui coisas como o seu título de SEO, meta descrições, optimização na página, etc.

Mas, com esses plugins, você pode levar as coisas um passo adiante e não precisa indexar taxonomias que não precisam ser indexadas. Na maioria dos casos, as etiquetas e os arquivos de autor são apenas a duplicação de fragmentos de conteúdo dos seus artigos. Eles podem ser úteis para os leitores, mas não têm muito uso em termos de SEO.

O pensamento por trás disso é que só haverá tantos URLs que o Google pode rastrear. Se não estiver perdendo tempo, é tempo de rastrear 1.000 tags (ou qualquer outra página inútil), ele pode se concentrar em rastrear seu conteúdo.

5. Faça o seu conteúdo destacar-se na pesquisa com snippets ricos

Os snippets ricos são o que o Google exibe nos resultados de pesquisa quando você adiciona o código do esquema ao seu site. Também conhecido como dados estruturados.

E uma vez implementado, ele ajuda os motores de busca a entender melhor o seu site e negócio.

Dados estruturados também podem ser usados para exibir resultados especiais em SERPs (páginas de resultados do mecanismo de busca).

Por exemplo, se você procurar por “como fazer um bolo”, você encontrará um monte de listagens. Aqui estão duas delas:

O primeiro exemplo mostra atributos adicionais, incluindo estrelas de classificação. Enquanto o segundo é uma lista básica.

Uma grande parte do SEO é garantir que o seu site seja notado e o uso de snippets ricos ajuda.

Não deixe de conferir nosso post sobre plugins ricos em snippets para WordPress – há um monte de excelentes plugins que facilitam fazer isso. Não brinque com o código!

6. Construa sua lista de e-mails desde o primeiro dia

Um dos meus maiores arrependimentos como blogueiro é não construir a minha lista de e-mails desde o primeiro dia.

A mídia social é ótima, mas não consegue competir com o quão eficaz é o e-mail marketing na condução do tráfego.

Então, como você começa?

Você vai precisar de um provedor de serviços de e-mail

ActiveCampaign, ConvertKit, GetResponse, Sendinblue, Mailerlite. A lista continua.

Há um grande número destas ferramentas disponíveis e cada uma delas é diferente. Confira o post de Stacey Corrin nos serviços de e-mail marketing para uma comparação mais detalhada.

Crie o ímã de chumbo perfeito

“Actualizações gratuitas” não é a razão mais convincente para subscrever uma newsletter.

É aí que entra um íman de chumbo. Este é o seu incentivo.

Pode ser na forma de PDF, checklist, template, código de desconto, ou outra coisa qualquer. Mas, tem de ser algo que o seu público vai achar útil.

Aqui está um exemplo do último design do WP Superstars:

Precisas de ajuda com o teu íman de chumbo? Confira o meu guia completo.

Criar e testar formulários de opt-in para conduzir conversões

Assim que tiveres o teu fornecedor de serviços de e-mail ordenado, e um íman de chumbo – tens de começar a promovê-lo.

A maneira mais fácil de fazer isso é adicionar formulários opt-in ao seu conteúdo.

Há muitos plugins de formulário opt-in disponíveis para WordPress.

Meu favorito é Thrive Leads porque ele tem um conjunto de recursos extremamente profundo, construtor de arrastar e soltar, e testes divididos (se você quiser melhorar as assinaturas de e-mail, você vai precisar testar).

Confira nosso tutorial sobre como adicionar um formulário de opt-in ao seu site WordPress para saber mais.

As páginas de aterrissagem proporcionarão incríveis conversões de cadastro.

O que é exactamente uma página de aterragem? É uma página individual que está 100% focada em incentivar os visitantes a tomarem uma acção específica. Neste caso, descarregue o seu íman de chumbo e junte-se à sua lista de e-mails.

Não há distrações como áreas de navegação de cabeçalho, embora seja melhor ter links para as suas páginas legais no rodapé do site. E eles permitem que você se concentre em um segmento de audiência muito específico (ou persona).

As páginas de rodapé são frequentemente usadas em campanhas de tráfego pago porque se convertem mais alto do que qualquer outra coisa. Dito isto, você pode dirigir o tráfego para a sua página de destino usando uma variedade de outras formas. Isto inclui compartilhá-las nas mídias sociais e adicionar chamadas à ação dentro do seu conteúdo.

Quer criar as suas próprias páginas de destino? Confira nosso artigo sobre os melhores plugins de páginas de aterrissagem do WordPress, ou pule para o nosso tutorial sobre como construir uma página de aterrissagem do WordPress.

7. Use quizzes virais para conduzir o tráfego das redes sociais

Uma das melhores maneiras de direcionar tráfego para o seu blog é usando quizzes virais.

Os questionários de personalidade normalmente funcionam muito bem.

Só para ilustrar o quão eficaz isto pode ser; um amigo meu lançou um blogue de carros clássicos e aumentou-o para 5.000 visitantes/mês em 2 meses. Ele publicou alguns artigos e 2 questionários. Nada mal, certo?

Como você pode esperar, há um monte de plugins de questionário disponíveis para WordPress.

E nós temos um tutorial passo-a-passo guiando-o através do processo de criação de um questionário de personalidade.

8. Alavanque os indicadores de confiança para construir a autoridade da sua marca

Os indicadores de confiança não terão um impacto directo no seu tráfego inicialmente, mas podem ajudar a estabelecer a sua autoridade e encorajar as pessoas a tomar conhecimento.

Estes indicadores de confiança podem incluir coisas como:

SSL (ou https)

Não há uma boa razão para não ter SSL neste momento.

A maioria dos anfitriões web oferecem SSL gratuitamente através do Let’s Encrypt, o que é uma óptima notícia.

Essa coisa de “não estar seguro” pode ser bastante alarmante para alguns e é importante para as classificações dos motores de busca também. Leia o nosso guia para iniciantes em SSL para saber mais.

Depoimentos

Você pode exibi-los facilmente com um plugin construtor de páginas, ou com um plugin de testemunhos dedicado.

E existem plugins como o Thrive Ovation que podem automatizar a recolha e gestão de testemunhos. Estes são especialmente importantes se você estiver oferecendo serviços.

Incorporar tweets é outra ótima maneira de exibir depoimentos porque eles são fáceis de serem validados pelos visitantes.

Como visto nos logotipos

Você já foi apresentado em grandes sites, ou em sites significativos em seu nicho? Deixe o mundo saber sobre isso.

Aqui está um exemplo do meu blog pessoal:

Os melhores logos de confiança serão os que são difíceis de conseguir e relevantes para os seus leitores.

9. Remova a fricção e facilite a partilha do seu conteúdo.

Se houver uma ação que você quer que seus visitantes tomem, você tende a obter os melhores resultados quando você reduz o atrito e remove bloqueios de estrada.

Certo, claro, há muitos outros factores que motivam as pessoas a partilhar. Mas, quando você facilita, você aumenta a probabilidade de as pessoas compartilharem o seu conteúdo.

Existem muitos plugins de compartilhamento social gratuitos com funcionalidades básicas que você pode usar para isso. Depois há plugins como o Social Snap que adicionam recursos como compartilhamento de mídia, clique para tweetar widgets, compartilhamento automático de novo conteúdo, compartilhamento de conteúdo antigo, etc.

10. Melhore o tempo de carregamento dessas páginas!

Os tempos de carregamento de páginas são importantes, especialmente se você quiser que seus visitantes fiquem por perto.

E embora haja muitas táticas de otimização que você pode usar, há 3 ganhos rápidos que você pode implementar para melhorar significativamente os tempos de carga (não é necessário codificar).

Actualize o seu anfitrião

Pense no seu web host como a base do seu site. Você precisa de uma base sólida para que o seu site floresça.

Enquanto os anfitriões de orçamento podem ser bons para fazer o seu site sair do chão, uma vez que o seu tráfego começa a crescer, você vai precisar de um anfitrião que possa lidar com o tráfego que você recebe.

A maior parte dos alojadores de orçamento se afunda sob a tensão de alguns visitantes simultâneos. Você pode fazer um teste LoadImpact gratuito para ver como seu host se comporta com visitantes simultâneos.

Se achar que precisa de actualizar o seu host, considere o Kinsta ou WPX Hosting. Não há muitos web hosts em que eu confie, mas eu confio em ambos.

Adicione um CDN

Quando alguém carrega o seu site, a sua localização em relação ao seu servidor pode impactar o tempo de carregamento da página.

Com um CDN (content delivery network), você está essencialmente servindo os ativos do seu site a partir de um local mais próximo do usuário.

Em alguns casos, isto pode reduzir alguns segundos do tempo de carregamento da sua página. E alguns serviços CDN têm outros benefícios como bloquear o tráfego ruim, etc.

A boa notícia é que se você usar Kinsta ou WPX Hosting, você recebe um CDN incluído. WPX Hosting tem o seu próprio e o Kinsta integra-se com o KeyCDN.

Quer saber mais sobre como funciona o CDN? Confira o nosso guia para iniciantes.

Alavanque os plugins de otimização de desempenho

Há um monte de plugins diferentes que você pode usar para otimizar o tempo de carregamento da sua página sem mexer no código.

Isto inclui plugins de cache, plugins de minificação, plugins de carregamento preguiçoso, e muito mais.

Meu artigo sobre plugins de desempenho do WordPress cobre um monte de boas opções. Apenas esteja ciente de que alguns web hosts como o Kinsta têm o seu próprio plugin de cache.

Como embrulhá-lo

A extensibilidade do WordPress oferece-nos infinitas possibilidades.

Adicione o código do esquema ao seu site em instantes. Dividir as suas manchetes. Crie e teste páginas de aterragem focadas na conversão de forma acessível (sem ter de comprar software SaaS caro).

Há um plugin para quase tudo o que você possa querer fazer. E a grande notícia é que muitos destes plugins podem ajudá-lo a alavancar estratégias de crescimento de audiência.

Já falámos sobre algumas tácticas neste posto. Algumas são fáceis de implementar, enquanto outras requerem mais esforço. Mas, apenas algumas destas tácticas vão ajudar tremendamente o seu site.

E se no início você não vir resultados, não descarte a tática. Concentre-se em entender porque não funcionou, e o que você pode fazer de diferente da próxima vez. Talvez você precise ajustar a sua abordagem, ou dar-lhe tempo.

Temas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda WordPress © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por AlyenStudio

Send this to a friend