Automattic anuncia suporte a RSS Cloud

Por el 12 de setembro de 2009 | 9:35 am

Atualmente, após publicar um post no blog, os agregadores de feeds não o identificam em tempo real. Em regra, há um atraso de vários minutos entre a publicação e o recebimento do conteúdo por serviços como Google Reader e Netvibes. Isso é compreensível, uma limitação do RSS, acrônimo de Really Simple Syndication.

nube-wordperss

O fato de ser compreensível, porém, não impede que melhorias nesse ponto crítico da tecnologia sejam criadas. E, assim, nasceu o RSS Cloud, novo elemento dessa salada que, enfim, torna o RSS uma ferramenta que trabalha em tempo real. Numa analogia muito feliz do ReadWriteWeb, a diferença entre o que temos hoje e o que está por vir é algo como checar o e-mail manualmente e recebê-los automaticamente através de um sistema de push mail, como dos smartphones da Blackberry.

Ontem, o RSS Cloud ganhou um impulso fortíssimo para sua consolidação. A Automattic, empresa por trás da marca WordPress, anunciou que todos os blogs hospedados no WordPress.com contam, a partir de agora, com suporte a RSS Cloud. Para blogs com hospedagem própria (WordPress.org), este plugin produz o mesmo efeito, e, particularmente, acredito que as funcionalidades dele serão implantadas no core do sistema na próxima grande atualização.

Apesar das boas novas, ainda não poderemos usufruir dessas vantagens. O RSS Cloud depende de esforços das duas pontas: do site que gera o RSS, e do agregador de feeds. Até o momento, apenas o River2 suporta RSS Cloud.

É o primeiro passo rumo aos feeds em tempo real, algo que, se não revolucionará, será um adendo muito bem-vindo a essa extremamente útil ferramenta.

Fonte: pBlog

Temas:


Ajuda WordPress © 2009-2017 Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio