WordPress supera os 60 milhões de blogs

Alyen

WordPress supera os 60 milhões de blogsDesde que o 27 de maio de 2003, Matt Mullenweg lançasse WordPress, choveu bastante e este gestor de conteúdos distribuído sob licença GPL e desenvolvido em PHP+MySQL se converteu numa dos pilares básicos dos blogs que existem na rede. De fato, esta semana se superou uma cifra que dá vertigem já que mais de 60 milhões de blogs estão baseados neste estupendo gestor de conteúdos (algo bem como um 15% dos blogs existentes).

Com mais de 300 milhões de visitantes únicos por mês, WordPress é um dos eixos fundamentais da rede e, além de estar presente como plataforma de blogs que os usuários podem despregar em seu serviço de hosting, também está disponível uma plataforma de publicação gerida por Automattic (a empresa que está por trás de WordPress) que concentra, aproximadamente, a 30 milhões destes blogs baseados em WordPress.

E com estas invejáveis cifras, qual é o futuro do serviço? Segundo Mullenweg, o fundador do projeto, o esforço passa por fazê-la bem mais social já que, sob seu ponto de vista, se um conteúdo gera um número de visitas determinado, a possibilidade de oferecer serviços sociais arredor do conteúdo permitirá multiplicar sua visibilidade.

“… A plataforma móvel cresceu 7 vezes durante o último ano e temos uns 5 milhões de usuários ativos cada dia …”

De fato, serviços como Tumblr, que são concorrência direta, não preocupam a WordPress e não vão fazer mudar seus planos:

“… Não penso em termos de concorrência, pensamos em nossos usuários. WordPress trata de fazer tudo o possível em seu lugar web e é bem mais do que um simples blog. O 92% dos usuários de WordPress utilizam a plataforma como gestor de contidos web além de usá-lo como blog …”

Quanto a sua filosofia, isto é, sua distribuição sob licença GPL, WordPress o considera uma de suas senhas de identidade que não vai mudar e, ademais, não é incompatível com a atividade de negócio de Automattic, a companhia que gere WordPress.com:

“… Sou uma espécie de hippie do software livre. Tudo o que construí o fiz sobre tecnologias abertas. Eu creio que o futuro está no software livre e tudo terminará sendo aberto, algo que não afetará a nossos planos de crescimento econômico …”

Via

Temas

Um comentário sobre “WordPress supera os 60 milhões de blogs”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ajuda WordPress © 2017 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por AlyenStudio

Send this to a friend