Como Instalar o WordPress paso a paso

Por el 20 de dezembro de 2010 | 7:44 pm

Para que você possa instalar o wordpress, precisa de um alojamento (hospedagem) com PHP e bases de dados MySQL. Neste momento o worpdress funciona com o PHP 4.3 (ou superior) e MySQL 4.1.2 (ou superior). Esta informação pode ser confirmada no site do wordpress.

O tempo de instalação é entre os 5 a 10 minutos e pode ser ainda menos se você já tiver alguma experiência. Os passos são poucos e fáceis de fazer.

Download do WordPress

Faça o download da última versão do WordPress através dos seguintes links:

Enviar o WordPress para o Alojamento

Depois de fazer o download da última versão do WordPress, vamos enviar-lo para o alojamento (hospedagem). Existe duas formas de o fazer:

Através de FTP

A transferência de ficheiros via FTP é mais rápida do que a transferência dos ficheiros através do seu navegador de internet. Você apenas tem que instalar um programa, colocar os dados do alojamento e depois transferir.

É importante referir que como o wordpress vem num ficheiro comprimido (.zip), você deve de descomprimir no seu computador e transferir tudo o que está dentro da pasta “wordpress” para o seu alojamento. Pode também (para ser mais rápido) enviar o ficheiro como o transferiu (o ficheiro .zip) e descomprimi-lo no seu alojamento (para isso o gestor de ficheiros deve de suportar esta opção).

Leia aqui um tutorial que lhe explica como deve de usar o FTP.

Através do Gestor de Ficheiros do Alojamento

A maioria dos alojamento têm um gestor de ficheiros que lhe permite mover, copiar, apagar e fazer o upload de ficheiros. Deverá de entrar no painel de controle do alojamento, procurar pelo gestor de ficheiros, fazer o upload do wordpress e depois descompactar o ficheiro.

Criar uma Base de Dados e Configurar o WordPress

Depois do wordpress estar no alojamento, criamos uma base de dados (banco de dados) e um utilizador com todas as permissões para que o wordpress possa guardar todas as informações nessa base de dados.

No painel de controle do alojamento vá a “Bases de Dados MySQL” e crie uma base de dados. De seguida crie um utilizador e adicione-o a base de dados.

A maneira que vai criando a base de dados, deverá de ir colocando os dados na página de configuração do wordpress.

Nota: Se depois de submeter os dados aparecer uma página onde fala de problemas a configurar o wp-config, veja o nosso tutorial sobre como configurar o wp-config.

Definir os Dados para Login

Agora que o WordPress já consegue ler e guardar os dados na base de dados, vamos inserir o nome do site, o username e password de login e terminar a instalação.

Na página seguinte já pode fazer o login e o wordpress está instalado.

Instalar o WordPress – Vídeo Completo

Espero que este tutorial seja útil, se tiver alguma dúvida deixe um comentário 🙂

Via Como Instalar o WordPress

Temas:


Ajuda WordPress © 2009-2017 Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio