16 Plugins Essenciais para o seu WordPress

Por el 24 de fevereiro de 2011 | 11:31 am

Os plugins são scripts que adicionam novas funcionalidades ao WordPress ou facilitam o seu uso. Existem milhares de plugins gratuitos e de grande qualidade e por isso mesmo fica aqui uma lista de 15 plugins que considero ser essenciais usar num blog.

AdRotate

O AdRotate é um plugin que permite gerir publicidade num blog. Uso-o nos meus sites porque é fácil de trabalhar, faz contagem dos cliques e das visualizações, é possível definir data de inicio e data de fim e toda a publicidade é gerida através do painel de gestão do WordPress.

» Visitar Página do Plugin

Akismet

O Akismet vem por defeito no WordPress e é muito útil ao filtrar comentários com spam. Esta é uma protecção básica que deve de ser usada em todos os sites que têm os comentários abertos.

Para o plugin funcionar é preciso inserir uma chave que pode ser obtida gratuitamente no site www.wordpress.com. Você apenas tem que se registar, ir ao painel ver qual é a sua chave e colar no seu painel de gestão do WordPress.

» Visitar Página do Plugin

Contact Form 7

Num site é importante facilitar sempre a vida do visitante, por isso em vez de colocar apenas o endereço de email pode colocar também um formulário de contacto.

Existem outros com mais opções, mas eu uso o Contact Form 7 desde o meu primeiro site. A criação e personalização de formulários é simples e permite criar formulários simples ou avançados com captcha, campo para upload, lista de opções, etc.

» Visitar Página do Plugin

W3 Total Cache

O W3 Total Cache é um poderoso plugin que optimiza seu site em quase todos os pontos. Tem várias opções entre elas a compressão gzip, utilização automática de uma CDN, optimização do código do site, etc.

Este é um dos plugins mais completos na área e é usado em sites como o Machable ou o John Chow.

» Visitar Página do Plugin

Google XML Sitemaps

Para uma boa indexação nos motores de pesquisa, é importante que o seu site tenha um sitemap. Um sitemap é uma página onde estão os links para todas as páginas do site facilitando assim o trabalho de indexação.

O plugin mais popular é o Google XML Sitemaps que cria e actualiza um sitemap.xml automaticamente sempre que você publique ou actualize um post. Ele permite que você escolha as paginas que quer ver no sitemap e ainda ‘avisa’ os motores de pesquisa quando existe algum link novo.

» Visitar Página do Plugin

All in One SEO Pack

O All in One SEO Pack é um plugin ainda mais importante que o anterior. Ele permite que você personalize o título, a descrição e as palavras chave de cada post e do próprio blog para que você possa receber mais visitas e ficar melhor posicionado nos motores de pesquisa.

Aqui no WP Total já foi publicado um tutorial onde você pode aprender a configurar o All in One SEO Pack.

» Visitar Página do Plugin

SEO Smart Links

Este é um plugin que instalei recentemente aqui no blog e permite que você adicione links a palavras previamente definidas. É extremamente útil para os que trabalham com plataformas de afiliação ou simplesmente pretendem aumentar os links internos.

Neste momento é possível exclua páginas, definir se quer que o plugin faça a substituição também nos comentários, o numero de links por páginas, etc.

Sempre que queira remover ou alterar um link, basta ir a página do plugin, fazer as modificações e guardar. Simples!

» Visitar Página do Plugin

Subscribe To Comments

Um plugin também muito útil para os comentadores do seu site. Ele adiciona uma opção ao pé do formulário de comentários onde você pode escolher acompanhar os comentários por email.

» Visitar Página do Plugin

Whydowork Adsense

O Whydowork Adsense é um plugin que permite adicionar publicidade em várias partes dos posts. É um plugin já com alguns anos e que acompanha os meus blogs desde o inicio.

O seu painel pode parecer confuso a primeira vista, mas depois verá que é fácil de trabalhar. O nome também pode enganar, é possível usar qualquer tipo de publicidade desde que esteja no formato html.

» Visitar Página do Plugin

WordPress Popular Posts

Permite adicionar uma lista dos posts/páginas com mais populares. Funciona através dos widgets e tem várias opções interessantes, entre elas mostrar o thumbnail do post, o numero de comentários, excluir páginas, etc.

» Visitar Página do Plugin

WP-Optimize

Existem várias formas de optimizar um site e uma delas é manter a base de dados arrumada.

O WP-Optimize permite que você remova os comentários não aprovados, comentários classificados como spam, revisões de posts e optimize a base de dados com apenas alguns cliques.

Não existe um intervalo de tempo que todos recomendem, mas eu recomendo que faça a optimização uma vez por semana. Eu por exemplo tiro o fim-de-semana para fazer a manutenção dos meus sites, você pode escolher um dia qualquer da semana e fazer o mesmo.

» Visitar Página do Plugin

WP-PageNavi

Com este plugin você pode adicionar uma paginação numerada em vez de dois links que normalmente são usados nos temas para WordPress. É útil para os visitantes pois podem ‘saltar’ entre páginas com muita facilidade.

» Visitar Página do Plugin

Yet Another Related Posts Plugin

Este é para mim o melhor plugin para mostrar artigos relacionados. O Yet Another Related Posts Plugin (YARPP) usa um sistema de templates que podem ser personalizados de diversas maneiras e feitios. Para isso basta ter conhecimentos de html, um pouco de php e claro, alguma imaginação.

É importante também dizer que ele deixa que você escolha um template para os posts e outro para os feeds, exclua categorias, numero de artigos relacionados, entre outros.

» Visitar Página do Plugin

Google Analyticator

O Google Analytics é o famoso serviço de estatísticas disponibilizado pela Google. Para que ele possa contar as suas visitas e apresentar dados que lhe vão permitir melhorar a usabilidade e a qualidade do seu site, é necessário colar um código no tema que você usa (normalmente no header.php ou footer.php).

Se você não gosta de mexer no código, pode usar este plugin que conta com algumas opções interessantes que lhe permite obter ainda mais informações sobre o comportamento dos seus visitantes.

» Visitar Página do Plugin

Facebook Like Box

O Facebook é a rede social do momento e se você quer ter mais visitas, é importante que invista nas redes sociais.

Este plugin permite que você adicione uma caixa onde os seus visitantes vão ‘gostar’ ou ‘curtir’ o seu site, sem ser preciso tocar no código do seu tema.

» Visitar Página do Plugin

Sharebar

Como disse na descrição do plugin anterior, você deve de apostar nas redes sociais se quiser receber visitas sem pagar por isso. Para ajudar nessa tarefa você pode adicionar botões para partilhar o conteúdo nas redes sociais mais importantes.

O Sharebar adiciona icons ao lado do conteúdo e acompanha o leitor durante o scroll da página. Você pode alterar as cores, adicionar e organizar widgets, adicionar username do Twitter e ainda permite que você adicione widgets de sites menos conhecidos como o diHITT ou o Diga Cultura.

» Visitar Página do Plugin

Via 16 Plugins Essenciais para o WordPress


Ajuda WordPress © 2009-2017 Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio